top of page

Julgo Desigual nas Amizades

Você precisa quebrar alianças com o mundo, separar-se dele e seus conceitos errôneos, santificação. Não ter comunhão com trevas, ideias obscuras. Devemos andar na contra-mão do mundo, a injustiça e o pecado. http://bit.ly/2ZmhYUT

É possível para um cristão ter uma amizade íntima com infiéis, e ao mesmo tempo agradar a Deus? Essa é uma pergunta importante, principalmente quando você entregou tua vida para Deus e teus amigos ou familiares não. Ou quando você quer ganhar um infiel para Cristo.

Se você toma a decisão de seguir a Jesus de todo o coração, ele te oferece um caminho para vencer o pecado da mesma forma que ele venceu, sendo livre do pecado e preenchido de alegria. (João 10,10). Se você for fiel nesse caminho, então te tornas sua noiva e seu cooperador para toda a eternidade. (Apocalipse 3,21). Mas existem relações humanas que podem ameaçar essa vocação elevada e sublime?

O que significa algo para mim?

Quando Jesus falava com as pessoas, esse foi um tema freqüente: „Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.“ (Mateus 10,37). Muitas vezes essas relações podem te atrapalhar em fazer aquilo, de que você sabe se tratar da vontade de Deus para tua vida. Talvez outros se sintam incomodados através de tuas decisões, ou dizem que não é tão importante servir a Deus e fazer sua vontade, ou ainda querem te fazer crer que isso é antiquado, ou que tudo não passa de um mal entendido. Mas para manter uma boa relação com eles, você nega aquilo que reconheces como verdade no profundo do teu ser. E justamente essa consideração por relações humanas que Jesus se referia.

Uma vez a mãe de Jesus e seus irmãos queriam falar com ele, justamente enquanto estava em meio à multidão. Ele respondeu: „Quem é minha mãe e meus irmãos? … Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.“ (Marcos 3,33-35). Jesus considerou a vontade de Deus muito mais alto que qualquer laço terreno. Para manter uma relação terrena, não sejamos como aqueles dos quais escreve Paulo em Efésios 2, 12: „não tendo esperança, e sem Deus no mundo.“ Isso significaria uma perda eterna para nós, e talvez até para aqueles pelos quais temos cuidado.

O jugo estranho

Paulo também escreve: „Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;… Ou que parte tem o fiel com o infiel?“ 2 Coríntios 6,13-15. No antigo testamento Deus ordenou ao povo, para que não colocassem dois animais diferentes no jugo, quando se tratava de arar um campo, pois um deles iria atrapalhar a direção do trabalho do outro. Paulo utiliza o mesmo exemplo para comparar com aqueles, que procuram manter uma relação com tais pessoas, que não se entregaram a Deus como eles, e que não tem o mesmo objetivo, a saber, uma noiva pura e sem mancha para Jesus.

Por quê a amizade pode se tornar perigosa?

Jesus falou do caminho estreito, que poucos iriam encontrar. (Mateus 7,13-14). Como é fácil sermos arrastados para longe da nossa vocação, de sermos vitoriosos como foi Jesus! Por natureza temos uma grande tendência de procurar o reconhecimento dos nossos amigos. Inclusive Jesus diz de si mesmo: „Eu não recebo glória dos homens.“ (João 5,41). Paulo escreve direto e sem mal entendidos: „Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.“ 1 Coríntios 15,33. Por quê ele levou isso tão a sério? Está na natureza da coisa, que fiéis e infiéis tem interesses, valores e alvos diferentes. Nós humanos temos todos um próprio querer, o qual está em oposição com o querer de Deus, e somos muito fracos. Então somos tão facilmente influenciados e nossa própria vontade humana muda repentinamente, e procuramos o caminho de menor resistência, que normalmente é um outro caminho daquele da vontade de Deus. Passar o tempo com infiéis e estar sujeito á sua influência, pode tornar difícil para você fazer a vontade de Deus, pode escurecer o olhar sobre as promessas e inclusive deixar secar teu desejo de viver para Deus.

Passar o tempo com infiéis e estar sujeito á sua influência, pode tornar difícil para você fazer a vontade de Deus, pode escurecer o olhar sobre as promessas e inclusive deixar secar teu desejo de viver para Deus.

Então não posso ganhar a eles para Cristo?

„Mas – se quero ganhar a eles para Cristo?“, você pode pensar, „como deve funcionar se eu corto o meu relacionamento com eles?“ O testemunho de Paulo pode ajudar a ganhar mais clareza: „Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.“ 1 Coríntios 9,19. Paulo tinha que ser livre primeiro dos homens, a fim de ter força suficiente, para depois tentar a levar eles á Cristo. É importante que sejamos sinceros aqui, porque muitas vezes tem efeito devastador, quando tentamos ajudar aqueles dos quais não somos livres. Isso podemos ver no exemplo de Salomão que casou com mulheres estrangeiras: „Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.“ 1 Reis 11,4.

Se cortamos, restringimos ou evitamos relacionamentos humanos, por amor ao nosso relacionamento com Deus, Ele vai mais do que compensar essa fidelidade. „E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo …“ Marcos 10, 29-30.

É importante que sejamos honestos com nós mesmos

Com isso podemos nos tornar um exemplo, também para todos aqueles pelos quais nos preocupamos, na esperança de que também eles experimentem as bênçãos de uma vida em Deus. Não podemos oferecer maior amor do que este, embora as nossas ações pareçam justamente o contrário, para eles. Mas se suportamos esse mal entendido e permanecemos fiéis a Deus, as seguintes palavras vão se cumprir na nossa vida: „Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.“Mateus 5,16.

Para maiores informações acercas de novos estudos sobre Julgo desigual nas amizades acesse o link: http://bit.ly/2ZmhYUT

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page